Encerrada a Exposição “Bem-vindo 2017/2”

23/08/2017 19:22

No dia 21 de agosto de 2017 foram desmontadas as instalações no hall da Biblioteca Universitária da UFSC da “Exposição Bem-vindo 2017/2” do Museu Patrimonial da UFSC.

O Museu Patrimonial da UFSC era dar as boas-vindas contando um pouco da história da instituição e dos processos de trabalho aqui desenvolvidos. A partir de objetos antigos da própria UFSC, montamos a réplica de uma mesa de escritório e de uma sala de aula dos anos de 1980.

Como nossa exposição foi interativa, além de conhecer a história os usuários da biblioteca universitária também puderam experimentar estes objetos, datilografando na máquina de escrever ou deixando uma mensagem na lousa!

Na mesa de escritório o central era a máquina de escrever, que era utilizada para elaboração de provas ou documentos oficiais, por exemplo. Antecessora da máquina elétrica e do computador, não permitia correções (não tinha tecla delete) e exigia um tempo muito maior para confecção de cada documento. Uma curiosidade é que suas teclas foram organizadas para evitar os encavalamentos mecânicos durante a datilografia e acabou se tornando a base do atual teclado de computador!

Para a sala de aula, além das carteiras e da mesa do professor, a estrela era a lousa e o giz, utilizados para passar a matéria. Baseado nela vieram depois o quadro-branco, de vidro e o digital. Outra curiosidade é que o uso do jaleco branco pelos professores, com intuito de se proteger da poeira do giz que sujava a roupa e podia causar alergia, tornou-se desnecessário.