Réplica de sala de aula na Exposição “Bem-vindo 2017/2”

10/08/2017 18:54

Destaca-se neste cenário a lousa, ou quadro negro.  O item aqui exposto já é bastante moderno e representa os últimos utilizados na UFSC. A cor verde da lousa se deve ao baixo custo dos materiais para aulas desenvolvidos e que substituíram os primeiros quadros negros, antes feitos com folhas de ardósia.

As lousas estão ainda hoje sendo substituídas e já são raras na UFSC. Sua substituição não é tão radical na instituição, pois em sua maioria tem sido trocada por quadros brancos ou lousas de vidro, cuja única distinção é o material utilizado para escrever: canetas de tinta, ao invés de giz. Com isso, tem se reduzido os impactos da não rara alergia ao giz.

Nos tempos de predomínio do uso de quadros negros, era comum  vermos os professores utilizando jalecos, a fim de evitar que o pó de giz quando apagado  sujasse as roupas dos docentes.

A maior ruptura com o quadro negro, todavia, não ocorre com a inserção do quadro branco ou da lousa de vidro, mas com a lousa digital e, principalmente, com os equipamentos projetores de imagens e conectados à internet, que alteram radicalmente a dinâmica expositiva das aulas.

Composição da instalação:

Mesa de Madeira 1987 PROAD